O blog esta sendo criado com o intuito de divulgar o modelismo em Campos dos Goytacazes, dar dicas , e noticias sobre o assunto .
Eu que estou escrevendo esse primeiro post me chamo Rodrigo Lino
Sou automodelista apaixonado pelos automodelos elétricos, que normalmente serão o foco de minhas postagens .
Iniciando no automodelismo
Inicialmente, você precisa decidir se vai participar de corridas ou não. Caso positivo, a primeira coisa a fazer é:
1 - Procure a pista mais perto de sua casa aqui em Campos seria a pista da ACA (próximo ao Cepope. Lá você saberá com que carro o pessoal anda, que carro é permitido nas competições, tirar duvidas e etc.
Contato da ACA no facebook : https://www.facebook.com/Automodelismo.Campos?fref=ts
http://www.rcmasters.com.br -> mais voltado ao automodelismo à combustão (GP)
http://www.rceletrico.net -> nosso site, que é mais voltado ao automodelismo elétrico (EP).
Se você não sabe ainda se prefere GP(Glow Power) ou EP(Eletric Power ), pesquise nos fórum, tire duvidas com os colegas mais experientes na pista . Este tutorial vou focar nos EP pois é o tipo de veiculo que uso ,presto manutenção e por isso tenho mais domínio do assunto futuramente se conseguir mais parceiros para colaborar no blog poderemos ter um tutorial sobre GP !
CUIDADO! O carros dos outros sempre é o melhor carro do mundo; desconfie se alguém desmerecer uma outra opção, como por exemplo te indicarem um carro GP porque é "profissional", ou um carro EP porque chega a "
Hoje em dias Ambos os tipos de propulsão são
equivalentes podendo elétricos disputar de igual para igual com os a Combustão.
Se você não pretende participar de corridas (por exemplo, você mora num apartamento e quer só dar umas voltas na sala mesmo, andar na rua de casa) então qualquer automodelo é diversão garantida; porém, é importante dizer o que diferencia um automodelo de brinquedo:
Brinquedo: normalmente movido à pilhas, sua direção é o famoso "total", ou seja, frente, ré, esquerda e direita. Você não pode, por exemplo, virar metade do volante (da roda) para um dos lados, são apenas três posições: direita, centro, esquerda. Isso normalmente é também aplicado à aceleração: normalmente você tem uma ou duas velocidades, não pode por exemplo acelerar aos poucos, como 30%, 50%, 70%, etc. Normalmente não há um mercado de peças de reposição, tampouco de opcionais, para aumentar a performance, etc.
Automodelo: direção proporcional (você pode virar o volante/as rodas gradualmente para os lados); aceleração proporcional* (você pode acelerar gradualmente), alimentado por baterias recarregáveis**, você pode instalar vários tipos de carrocerias (bolhas), existem várias regulagens, opcionais (hop-ups), etc.
2 - Compre um chassis (kit)
Você pode comprar um chassis usado ou novo; lembre-se que ao comprar um usado, você paga bem menos, mas pode ser que precise trocar uma peça ou outra. Se levarmos em contra que um automodelo é um "carro" em miniatura, isso é normal, e várias pessoas vendem modelos usados junto com várias peças de reserva. DICA IMPORTANTE: NÃO ACHE QUE O GASTO NA COMPRA DO KIT É SEU GASTO FINAL, O MODELO SOFRE DESGASTE E/OU PODE DANIFICAR EM CASO DE BATIDAS. Tenha isso em mente, veja se encontra fácil peças de reposição para o modelo, etc.
Cada chassis é feito para um tipo de pista/ocasião, podemos citar por exemplo:
Pan-car, traseirão ou formulinha: São carros cujo eixo traseiro não é articulado, ou seja, é um eixo "reto" de uma roda à outra (na traseira). Apesar da simplicidade da suspensão traseira, que acaba afetando a dirigibilidade em pistas não muito perfeitas, são considerados os mais rápidos automodelos em velocidade final, batendo inclusive os GP (o principal motivo é serem 4x2). Existem os modelos tipo "oval" (para correr em pistas ovais, comuns nos EUA) e os "comuns", para qualquer pista. Se você pretende correr em pistas bem planas, quase ou sem nenhuma imperfeição, é uma ótima opção, certamente vai se surpreender com a velocidade desse capetinha. São um pouco mais difíceis de se guiar que modelos 4x4, para quem busca apenas diversão é mais divertido também .
4x2: São chassis mais parecidos com nossos carros de passeio, onde a tração está em só um eixo, pode ser o dianteiro ou o traseiro. Se levam vantagem na tração mais aperfeiçoada, perdem em agilidade na saída das curvas, pois podem tracionar em falso (patinar) ou mesmo provocar uma rodada.
4x4: sua tração em todas as rodas pode fazer-nos pensar que é um carro mais para rally ou algo assim, mas esqueça: pensou em competição de alto nível e tempos de volta bem baixos, falou 4x4. Como é mais fácil de ser controlado, suas respostas são mais precisas, e a tocada do piloto pode ser bem mais arrojada, atacando as curvas e já acelerando no meio delas, com pouca (ou quase nenhuma) tendência a rodar.
Além dessas categorias, não esqueça que você pode comprar um carro para andar na pista (on-road , drift), ou fora dela (off-road ou o "rally", um offroad mais "light"), Ou os Rock Crawler (verdadeiros alpinistas) .Carros para off-road normalmente se parecem mais com buggies, caminhonetes ou caminhões.
Mais um detalhe importante: você vai encontrar carros para "brincar" e para "competir" dentro de uma mesma categoria. Por exemplo, você pode comprar um 4x4 cujas peças são na maioria de plástico injetado, sem nenhum opcional, etc, ou pode comprar o que chamamos de chassis "pró", com peças de fibra de carbono, titânio, alumínio, etc. Vai do bolso de cada um, mas principalmente do motor que queremos usar:
3 - Motor
Calma! Não vá escolher um motor "animal" logo de cara. Você precisa treinar antes, é difícil já começar com o reflexo necessário para pilotar um chassis pró equipado com um motor modified/brushless. Já que os citei, vamos diferenciar:
Motor latinha: é o motor mais "básico", bem junto com muitos kits iniciantes. Por ser o motor mais fraco, suas corridas podem ser muito divertidas, já que o desempenho dos carros fica nivelado gerando disputas a cada curva. Este motor não pode*** ser aberto nem tem manutenção, normalmente dura bastante e basta trocá-lo, seu custo é baixo.
Se você não pretende participar de corridas (por exemplo, você mora num apartamento e quer só dar umas voltas na sala mesmo, andar na rua de casa) então qualquer automodelo é diversão garantida; porém, é importante dizer o que diferencia um automodelo de brinquedo:
Brinquedo: normalmente movido à pilhas, sua direção é o famoso "total", ou seja, frente, ré, esquerda e direita. Você não pode, por exemplo, virar metade do volante (da roda) para um dos lados, são apenas três posições: direita, centro, esquerda. Isso normalmente é também aplicado à aceleração: normalmente você tem uma ou duas velocidades, não pode por exemplo acelerar aos poucos, como 30%, 50%, 70%, etc. Normalmente não há um mercado de peças de reposição, tampouco de opcionais, para aumentar a performance, etc.
Automodelo: direção proporcional (você pode virar o volante/as rodas gradualmente para os lados); aceleração proporcional* (você pode acelerar gradualmente), alimentado por baterias recarregáveis**, você pode instalar vários tipos de carrocerias (bolhas), existem várias regulagens, opcionais (hop-ups), etc.
2 - Compre um chassis (kit)
Você pode comprar um chassis usado ou novo; lembre-se que ao comprar um usado, você paga bem menos, mas pode ser que precise trocar uma peça ou outra. Se levarmos em contra que um automodelo é um "carro" em miniatura, isso é normal, e várias pessoas vendem modelos usados junto com várias peças de reserva. DICA IMPORTANTE: NÃO ACHE QUE O GASTO NA COMPRA DO KIT É SEU GASTO FINAL, O MODELO SOFRE DESGASTE E/OU PODE DANIFICAR EM CASO DE BATIDAS. Tenha isso em mente, veja se encontra fácil peças de reposição para o modelo, etc.
Cada chassis é feito para um tipo de pista/ocasião, podemos citar por exemplo:
Pan-car, traseirão ou formulinha: São carros cujo eixo traseiro não é articulado, ou seja, é um eixo "reto" de uma roda à outra (na traseira). Apesar da simplicidade da suspensão traseira, que acaba afetando a dirigibilidade em pistas não muito perfeitas, são considerados os mais rápidos automodelos em velocidade final, batendo inclusive os GP (o principal motivo é serem 4x2). Existem os modelos tipo "oval" (para correr em pistas ovais, comuns nos EUA) e os "comuns", para qualquer pista. Se você pretende correr em pistas bem planas, quase ou sem nenhuma imperfeição, é uma ótima opção, certamente vai se surpreender com a velocidade desse capetinha. São um pouco mais difíceis de se guiar que modelos 4x4, para quem busca apenas diversão é mais divertido também .
4x2: São chassis mais parecidos com nossos carros de passeio, onde a tração está em só um eixo, pode ser o dianteiro ou o traseiro. Se levam vantagem na tração mais aperfeiçoada, perdem em agilidade na saída das curvas, pois podem tracionar em falso (patinar) ou mesmo provocar uma rodada.
4x4: sua tração em todas as rodas pode fazer-nos pensar que é um carro mais para rally ou algo assim, mas esqueça: pensou em competição de alto nível e tempos de volta bem baixos, falou 4x4. Como é mais fácil de ser controlado, suas respostas são mais precisas, e a tocada do piloto pode ser bem mais arrojada, atacando as curvas e já acelerando no meio delas, com pouca (ou quase nenhuma) tendência a rodar.
Além dessas categorias, não esqueça que você pode comprar um carro para andar na pista (on-road , drift), ou fora dela (off-road ou o "rally", um offroad mais "light"), Ou os Rock Crawler (verdadeiros alpinistas) .Carros para off-road normalmente se parecem mais com buggies, caminhonetes ou caminhões.
Mais um detalhe importante: você vai encontrar carros para "brincar" e para "competir" dentro de uma mesma categoria. Por exemplo, você pode comprar um 4x4 cujas peças são na maioria de plástico injetado, sem nenhum opcional, etc, ou pode comprar o que chamamos de chassis "pró", com peças de fibra de carbono, titânio, alumínio, etc. Vai do bolso de cada um, mas principalmente do motor que queremos usar:
3 - Motor
Calma! Não vá escolher um motor "animal" logo de cara. Você precisa treinar antes, é difícil já começar com o reflexo necessário para pilotar um chassis pró equipado com um motor modified/brushless. Já que os citei, vamos diferenciar:
Motor latinha: é o motor mais "básico", bem junto com muitos kits iniciantes. Por ser o motor mais fraco, suas corridas podem ser muito divertidas, já que o desempenho dos carros fica nivelado gerando disputas a cada curva. Este motor não pode*** ser aberto nem tem manutenção, normalmente dura bastante e basta trocá-lo, seu custo é baixo.
Motores Escovados Latinha
Principio de funcionamento
Motor modified: são motores de alta performance e - é claro - baixa durabilidade. Depois de pouco tempo, já é necessário abrir o motor e fazer a troca da escova / passe no coletor. Outra característica interessante no modified é que você pode ajustar o timing - o ângulo do coletor, podendo obter mais performance. Pergunte aos gurus do fórum. ; os motores com escova são chamados de brushed.
Principio de funcionamento de motores Brusheless
Motor Brusheless
A evolução é fácil de explicar: no motor brushed, a escova fica em constante atrito com o coletor, provocando desgaste e consequentemente uma certa limitação de desempenho. Já no brushless, não existe nem coletor, nem escova, a rotação é comandada por um controlador que "alterna" as polaridades os eletro-ímãs, sem a necessidade de contato: performance absurda, manutenção praticamente ZERO!. É o futuro do RC.
Já que falamos de motor, vamos direto ao:
4 - Controlador de velocidade/controlador de velocidade eletrônico (ESC)
Alguns kits vêm com um controlador de velocidade (do motor) mecânico: um servo (veja mais adiante o que é um servo) movimenta um braço e controla a velocidade do carro alternando entre um "estado" e outro. Normalmente um controlador mecânico tem poucas variações de aceleração: imagine como só sendo possível acelerar seu carro em 30%, 50%, 70% e 100%, ou seja, você não tem as acelerações intermediárias como 10%, 85%, etc.
Outro ponto fraco do controlador mecânico é que parte da energia é desperdiçada em forma de calor. Isso significa que a carga da bateria é pior aproveitada e dura menos.
Para resolver isso, inventaram o controlador de velocidade eletrônico (ESC- electronic speed control). Ele funciona mandando energia para o motor em pulsos muito rápidos, desperdiçando o mínimo possível de energia. Como pouca parte é transformada em calor, pode ser usado com motores muito mais fortes.
ESC eletrônicos
O controlador mecânica é bem mais barato que um eletrônico; por esse motivo, pode ser uma boa opção começar com eles e depois ir melhorando seu carro. Costuma-se usar speeds mecânicos apenas com motores latinha, e no máximo motores stock.
5 - Sistema de rádio
O sistema de rádio do automodelo é composto das seguintes partes:
A) Transmissor ou TX: normalmente no formato de pistola, possui um pequeno "volante" que controla o carro; e um gatilho, que controla a aceleração e frenagem****.
B) Receptor ou RX: essa peça vai no carro, é ela que recebe seus comandos e manda os sinais para os:
C) Servos: são pequenos componentes que se movimentam mecânicamente, para virar as rodas do carro na direção que você deseja, por exemplo. São como "músculos" eletrônicos, recebem os sinais do TX e transformam em movimento. O carro sempre tem um servo para a direção, mas o servo do controle de velocidade é opcional (depende se você tem um controlador mecânico ou um ESC, neste ultimo caso, não precisa do segundo servo)
D) Cristais: são eles que permitem que vários carros andem ao mesmo tempo: cada um em uma freqüência diferente, para os sinais não se misturarem. Um cristal vai no TX, outro no RX. Você pode trocar os cristais para sair da freqüência de um outro colega, por exemplo.
E)Hoje em dia já temos os rádios chamados 2.4 são livres de cristais , o que dificulta muito interferências e possibilita maior numero de carros andando na mesma pista , esse sistema funciona como os portões eletrônicos, que respondem somente aos controles selecionados para ele .
Os rádios possuem várias classificações, como a banda (AM ou FM) e sistemas digitais e analógicos. Com um sistema AM você já pode começar no hobby; apesar de mais sucetíveis à interferência, não chega a ser um grande problema, já que estamos falando de carros e não de aviões.
Observe que a banda e a frequencia são coisas diferentes: um TX AM na frequencia 75 mhz não funciona com um RX FM na mesma frequencia!
6 - Baterias
O carro elétrico depende da energia armazenada em baterias para andar. Os tipos mais comuns são:
NiCd: são baterias que, apesar de mais antigas, são comuns ainda; não possuem carga muito alta, mas provavelmente já será suficiente para você participar de corridas. Ainda são bastante usadas em rádios.
NiMh: são as mais comuns atualmente para uso em rádios, embora tem no mercado para uso nos carros, normalmente seguram mais carga que as NiCd, e outro fator positivo: têm menos change de acontecer o famoso efeito memória, ou seja, obrigar você a descarregar totalmente antes de carregas (lembra dos antigos celulares?)
Célula de uma bateria NI-MH
LiPo: uma nova tecnologia de baterias, hoje já podem ser consideradas como padrão no hobby, com preços bastante acessíveis, porem exigem muitos cuidados, uma bateria lipo jamais pode ser descarregada abaixo de 3,2 volts por célula, caso contrario a mesma ficara inutilizada . Sem falar no risco de incêndio caso sejam perfuradas ou carregas ou descarregadas de forma superior as que suas resistências internas permitem.
Uma Lipo de 3 células
A carga da bateria indica quanto tempo você poderá andar com seu carro. Por exemplo, uma bateria de 3000 mah teoricamente permite que você ande o dobro do tempo de uma bateria de 1500 mah. Também é claro que vai demorar um pouco mais para carregar:
Falarei muito mais sobre baterias futuramente, pois é uma das maiores fontes de duvidas dos iniciantes .
7 - Carregadores
Para abastecer seu carro, ou seja, para carregar as baterias, é preciso um carregador. Normalmente são aparelhos que são ligados em 12volts, ou seja, você poderá ligar numa bateria de carro (carro mesmo) ou em uma fonte. Existem versões para se ligar diretamente na tomada.
Você vai precisar de carregador específico para sua bateria: se tiver baterias LiPo, não pode usar carregadores feitos só para NiCd. Carregadores mais avançados normalmente carregam todos os tipos de baterias.
Dê preferência aos carregadores com detecção de pico (peak detection) para uso em NiCd e em NiMh: eles páram de carregar automaticamente quando a bateria está "cheia". Carregadores com timer exigem que você calcule o tempo necessário para não "transbordar", ou seja, não exceder a carga máxima da bateria.
Existem bons carregadores universais (para todos os tipos de baterias existentes no mercado), a ótimos preços.
8 - Mas afinal, quanto custa?
Valores podem variar muito atualmente já se consegue comprar automodelos zero a partir de R$600
* com exceção dos modelos equipados com controlador de velocidade mecânico (speed control)
** com exceção dos modelos em escala bem reduzida, onde alguns aceitam pilhas comuns e recarregáveis
*** claro que é possível abrir um motor latinha, mas normalmente isso não é permitido em competições: se houver sinais de violação, o motor é desconsiderado. Alguns "gurus" do RC já mexeram tanto nos motores latinha que já é possível transformá-los em super-latinhas.
**** também controla a ré em carros que possuem essa função
É isso ai espero que gostem . Duvidas basta perguntar que estarei fazendo Postagem para buscar esclarecer.
o meu servo quando desligo o controle nao freia e sim ascelera o devo fazer por favor ?
ResponderExcluirConfiguração de fail safe, ela está invertida, ao invés de freiar ele está acelerando
Excluirtenho um hpi vorza e 4 baterias de lipo 5.0 fiquei em duvida como carregalos quanto tempo precisa p carregar totalmente e como faço p saber se a bateria voltagem p nao estragar?
ResponderExcluirBoa tarde, a taxa de carregamento das baterias depende de cada fabricante o ideal é vc sempre carregar balanceando e com 2amperes de carregamento.
ExcluirBoa noite, tenho um buggy vrx 2 1/8, tive que trocar o servo do acelerador pois o anterior entrou em curto, mas o novo percebo que o curso é maior que o antigo , gostaria de saber se existe alguma configuração que limite o curso, grato
ResponderExcluirTenho um 1 / 10 off-road com cristal 27.095 Mhz canal 03 AZUL.Posso substituir o cristal por 27.095 Mhz canal 03 LARANJA? qual a importancia da cor?
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